O QUE É TENDÊNCIA OU PESQUISA DE TENDÊNCIA?

por quinta-feira, Março 3, 2016

Respondido o porque eu escolhi a moda, VAMOS FALAR DE MODA? VAMOOOSS!!! Mas antes vamos entender a moda, quero disseminar a ideia de que a moda não é banal, não escolhi a moda por acaso e nem por acaso que eu continuo a insistir neste universo maravilhoso. Tenho quase certeza que você vai amar saber o tudo que é trabalhado antes da roupa chegar até você e quanto amor você vai aprender a ter por uma peça. Não pelo valor, mas pela emoção de vestir uma criação.Agora vamos falar um pouco sobre tendência. Afinal o que é tendência? O que ela estuda?  Como se define? Gosto muito dessa definição abaixo da Raquel Siqueira:

“Em um contexto amplo, tendência é uma conjuntura ligada a fenômenos econômicos, políticos e sociais que duram anos e inspiram padrões de comportamento, movimentos e valores. As modinhas, as ondas e as febres -mais efêmeras e fragmentadas – são confundidas e chamadas erroneamente de tendências – que são mais contínuas e duradouras.” Raquel Siqueira

Como já havia dito, tendência estuda você, quem faz este trabalho de saber a tendência futura são profissionais chamados coolhunting especializados em pesquisas. Você deve se perguntar como esses profissionais são capazes de “adivinhar o futuro”, na verdade eles não adivinham nada, eles te pesquisam, é, você, você mesmo, preciso fazer uma observação de que como Paris, London… Estão à frente do Brasil em questão de estação, as pesquisam são feitas por lá, logo, temos o resultado destas pesquisas apresentadas no SPFW, prontamente as “marcas” ou “empresas” utilizam as tendências conforme seu público, afinal, não dá pra fazer aquele carnaval e misturar tudo.

Feito a escolha é colocado no mercado para o consumo do consumidor final que continua sendo você o principal foco, e são vocês que fazem as tendências serem tendências ou não. Quando sabemos que a mesma foi aceita? Quando vemos muitaaa gente usando, porém, como diz Raquel Siqueira vira modinha, bom, se ela continuar por longas estações, sucesso, sinal que acertamos na tendência proposta, mas, se ficar por apenas uma estação é modinha e tem umas que eu AMO e USO, gosto de coisas temporárias também, assim, como AMO as coisas que se prolongam mas volta de uma forma diferente, exemplo disto são as nossas TENDÊNCIAS do INV/2016, continuaram as mesmas tendências do INV/2015 só que  mais criativa ou aplicada de forma diferente pelos profissionais que as utilizaram.

Like it, Congrats, Thanks!!

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Este é um painel de tendência de cores.

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Este é um painel de tendência com referências. Podem observar as formas, provável que a coleção seja bem minimalista.

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Este é um painel que as referências em evidência são a estampa de flores.

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Este é um painel que as conchas, bordados, tecido de seda, estão em evidência.

Viu? E aí, ainda acha que MODA é algo banal, que todo mundo faz porque é fácil? A verdade que todos os seus cursos tem suas dificuldades e trabalhar com a critividade, pensar, repensar, fazer, refazer seja uma das maiores dificuldades do ser humano, para mim mais difícil ainda do que receber fórmula prontas, na moda não existe fórmulas prontas, existe pesquisa. Obs: Faltou um painel de pesquisa de cliente, no caso o que fazem, onde vão etc.. Esses painéis eu peguei todos da internet (eu perdi todos os que eu já fiz no trabalho em sala), mas, a intenção era mostrar para vocês o quanto é necessário a pesquisa antes de fazer uma coleção. Gostaram? Deixa um comentário aí <3

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