A LITERATURA TAMBÉM ESTÁ NA MODA

por quinta-feira, novembro 16, 2017

Como amante da moda e da literatura, adoro quando vejo essas duas artes juntas.

Estamos acostumados a ver a moda dentro nos livros ao ler descrições de roupas, seja nos clássicos de Machado de Assis ou em obras mais atuais. Mas e o contrário? Será que a literatura está presente nas roupas que vemos nas passarelas?

Ao longo dos anos, muitos estilistas buscaram inspiração nas páginas de livros para criar suas coleções, dentre eles, o mineiro Ronaldo Fraga. O estilista, que busca retratar a identidade brasileira em suas criações, já se inspirou em diversos autores brasileiros e suas obras. Em 2005, Ronaldo Fraga apresentou a coleção “Todo mundo e Ninguém” que retratava a poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Já em 2007, o estilista leva para a passarela a coleção “A cobra ri”, a qual explora os elementos e as cores do sertão descritos na obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.

Mas não é só Ronaldo Fraga que leva a literatura para as passarelas. Na última semana, a estilista Paula Raia apresentou sua coleção em colaboração com a Riachuelo. Além de trazer modelagens icônicas da marca da estilista, as peças foram inspiradas em mulheres das obras de Jorge Amado.  No desfile, cada convidado ganhou o release da coleção e uma obra do autor.

Vocês curtiram essas coleções? O que vocês acham dessa combinação de moda e literatura?

8

Comentários

comentários

Sem Tags 8